Posso acender velas em casa pelas Almas do Purgatório?
Não só pode, como deve! As velas nos ajudam a rezar, nos fazem sentir mais perto de Deus e nos recorda que também devemos ser luz para o nosso próximo. Uma vela acesa é o símbolo da vida que nos faz recordar que somos filhos da Luz. Assim sendo, acender velas e unir as mãos em oração, é um sinal de que ali existe alguém de fé e de oração.
Acerca das velas acesas em casa - ou seja aonde for - pelas almas dos falecidos, a Igeja recomenda e sempre recomendou as orações pelos Fiéis Defuntos, sem importar o lugar onde estamos, mas o que importa, mais ainda, é o coração orante e a oração sincera.
Quanto ao mito de que acender velas em casa pelos falecidos não é bom", o fiel católico deve dispensar essa crendice supersticiosa, mesmo até porque a Santa Igreja nos alerta para que nos guardemos de cair na superstição. Logo, se tiver o desejo de acender uma ou mais velas por algum falecido ou pelas Almas do Purgatório de um modo geral, o faça! Pode acender a vontade, seja em casa, seja no cemitério ou em qualquer local apropriado em que as igrejas (paróquias) oferecem. Agindo assim, além de fazer bem a ti, fazer bem às almas e fazer bem à Cristo, você não estará indo contra os ensinamentos da Igreja que, no caso, é o pensamento herege e equivocado de que "não é bom acender velas em casa pelos falecidos". O único cuidado que deves tomar a acender velas em casa, é com a segurança, garantindo sempre que a (ou as) vela(s) serão acessas em local seguro, longe de inflamáveis, de objetos que possam vir a pegar fogo; fora do alcance de crianças e de animais domésticos (caso tenha) e de forma com que não venha a cair, certificando-se de que esta esteja bem fixa no local que a irá receber (castiçal, etc...). É importante também evitar de se acender velas antes de sair para algum lugar, de modo que a mesma fique acesa enquanto você se encontra ausente, por isso, o recomendável é acender as velas em momentos em que você se encontra presente, a fim de uma maior vigilância quanto a mesma.
Acender velas pelos Fiéis Defuntos significa também que:
- Você é uma pessoa de fé;
- Que o finado cultiva uma vida de temor a Deus (pois as Almas do Purgatório não estão separadas da Igreja);
- Que você está fazendo um dos maiores atos de piedade, que é rezar por e ajudar àqueles que nada podem fazer por si mesmos - pois as Almas do Purgatório são completamente passivas e que por isso dependem única e exclusivamente de tudo aquilo que por elas fazemos.
Enfim, rogar a Deus, seja pelos vivos ou pelos defuntos, são obras de misericórdia espiritual. Por isso, continue sempre a rezar por todos aqueles que lhes são importantes, pois sua oração toca o Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.
E para as Almas do Purgatório? O que significam as velas?
Embora não seja a vela em si que liberta, que purifica, que traz indulgências, mas sim nossas orações que pelas Santas Almas são feitas, junto com nossas orações que por elas ofertamos, as velas acesas pelas almas dos Fiéis Defuntos, para estes é um gesto de amor, um gesto de carinho do fiel devoto para com as almas, assim como também o são as flores que são depositadas sobre os túmulos ou nos altares para orações. As flores em si, para elas (almas dos Fiéis Defuntos), podem não ter significado algum, por se tratar de algo material, mas o que para elas faz efeito são as coisas espirituais, a intenção em seu coração e as orações que você faz junto com as velas e as flores, para elas, junto com as velas e as flores, o gesto de amor, de carinho e de dedicação têm grande valor e significado.
Uma outra dúvida e até mesmo medo desnecessário que alguns católicos ainda carregam é: "Ah, mas as velas, principalmente dentro de casa, não irão 'perturbar' as almas"? Ora, isso não existe! De onde é que tu tirou isso! Não existem "almas perturbadas", não existem "almas perturbadoras", não existem "almas vagantes". Todas as almas daqueles que já se foram, ou elas estão no Céu, no Purgatório ou no Inferno (de onde sequer podem sair para lugar nenhum) e não desfilando, muito menos passeando por aí buscando a quem azuclinar as idéias. As Almas do Céu são almas santas e intercessoras, as do Purgatório são almas prestes a serem introduzidas no Céu e estão passando pelo processo de purificação final dos eleitos, até serem no Céu introduzidas; já as do Inferno, uma vez indo pra lá, de lá não saem, de lá não podem arredar pé, não têm nenhum acesso a nós e nem nós a elas. As únicas coisas que podem ficar vagando por aí e buscando à quem se chegar são demônios, ainda sim se você lhes der brechas, e não as almas dos falecidos. A nossa devoção é para com as Santas Almas do Purgatório, pelas quais pedimos em nossas orações. Orações que fazemos, não para guiá-las nem para conduzí-las "ao caminho certo", pois bem guiadas elas já estão. Só estão no Purgatório temporariamente até que lhes sejam retiradas todas as manchas que ainda as impedem de imediato serem introduzidas no Reino Celeste, e nossas orações são para ajudá-las, para que, aliviados sejam os seu sofrimentos e abreviadas sejam suas penas, para que o mais breve sejam introduzidas no Reino Celeste.
Que nenhum católico se deixe enganar: Alma do Purgatório e nem alma de lugar nenhum é capaz de fazer qualquer mal ou perturbar a quem quer seja! Uma, porque não é nem um pouco, desejo delas o de perturbar ou "assombrar" a ninguém. Outra, porque se elas assim agissem, isso só lhas faria aumentar o tempo de purgatório, e o que elas mais querem é o mais breve sair do Purgatório e não "ficar fazendo tempo de casa" nele. Assim sendo, não tenhais receio algum de fazer orações e de acender velas em qualquer lugar, qualquer dia e qualquer hora pelos fiéis defuntos. Esta já é uma prática antiga, que já vem desde os tempos dos primeiros cristãos. É uma prática de amor, a qual a Santa Igreja sempre ensinou e sempre recomendou. Ouçamos pois, a voz da Santa Igreja e sigamos o que ensina a Sua Sã Doutrina, rejeitando tudo e qualquer doutrina que de dentro da Santa Igreja não provenha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário