sábado, 11 de abril de 2020

Porque acendemos velas pelas almas

Porque acendemos velas pelas Almas do Purgatório

O acender velas é um costume bíblico antigo, como vemos no mandamento do Senhor a Moisés:

"O Senhor disse a Moisés: 'Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter continuamente acesas as lâmpadas do candelabro. Disporás as lâmpadas no candelabro de ouro puro para que queimem diante do Senhor'". (Lev 24, 1-4)

Farás um candelabro de ouro puro... Far-lhe-ás também sete lâmpadas. As lâmpadas serão elevadas de tal modo que alumiem defronte dele. (Êxodo 25, 31.37)

As velas no culto cristão católico

As velas, no culto cristão católico, simbolizam o próprio Cristo, Luz do mundo e Seu Santo Espírito, que veio em formas de línguas de fogo (Ver. Atos 2,3).

As velas são símbolos de uma contínua oração diante de Deus para que queimem continuamente diante do Senhor.

Daí, a importância de acender velas na intenção dos fiéis defuntos, para que nossa oração, simbolizada na vela, seja contínua diante do Senhor, em favor das almas dos defuntos. Depois de rezar e acender as velas, deixamos na presença do Senhor um símbolo material de nosso pedido, que o perpetuará continuamente na presença do Senhor.

Os falecidos não precisam das velas, mas das nossas orações. Todavia, nossas orações e intenções podem ser simbolizadas pelas velas.

Ao olhar para as velas acesas em favor dos defuntos, nós saberemos e nos lembraremos de nossos pedidos e estaremos pedindo novamente, só por lembrar, da mesma forma com que outros que olharem, também saberão que nós, a Igreja, estamos em oração.

OBS: Vale lembrar que as velas são acesas, assim como são feitas as orações, mas não diretamente às almas dos defuntos, mas sim a Nosso Senhor Jesus Cristo, pedindo para que Cristo olhe pelas Almas que estão no Purgatório e receba nossas orações que as fazemos em favor destas almas. Ou seja, nós rezamos pelas almas e não às almas, como se estivéssemos falando diretamente com estas. Toda e qualquer tentativa de contato direto com as almas dos falecidos é cair na heresia da Necromancia, coisa que a Santa Igreja Católica Apostólica Romana nos proíbe severamente e nos adverte para que jamais o façamos. Mesmo até porque não é permitido por Deus que as almas dos falecidos respondam ao jogo da invocação humana e, movidas pela invocação, venham falar com nós. Quem invoca "as almas dos defuntos", invoca é a demônios e quem "fala com elas" por meio de alguma prática de invocação, está falando é com demônios. Às Santas Almas do Purgatório só lhes é permitida a visita a alguém do mundo dos vivos, caso lhe seja permitida por Deus, para que venham pedir alguma oração ou, em casos especiais e mais raros, para dar algum sinal. Fora isso, nenhuma alma de falecido nenhum vem se manifestar no meio dos vivos para ficar de conversê fiado com ninguém, quer seja pessoalmente, quer seja incorporada (o que é pior ainda), pois almas de falecidos, ou estão no Céu, ou estão no Purgatório ou estão no Inferno - onde estas últimas, menos ainda têm qualquer acesso ao mundo dos vivos e estão completamente separadas de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário